terça-feira, 16 de agosto de 2011

Rio de Janeiro será a sede da próxima JMJ 2013, confirma o Vaticano

No dia 12 de Agosto, o porta-voz da Santa Sé, o Pe. Federico Lombardi, confirmou que o Rio de Janeiro será a sede da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no ano 2013, e precisou que esta será celebrada em sede internacional um ano antes para não coincidir com o Mundial de Futebol, que terá lugar em 2014 no Brasil.
Embora seja tradição que o Santo Padre anuncie a sede da seguinte JMJ ao concluir a Eucaristia de encerramento da jornada, nesta ocasião foi confirmada previamente a sede do seguinte encontro internaconal.


Na quinta-feira 11 de agosto, fontes diplomáticas confirmaram à Europa Press que o governador de Estado do Rio de Janeiro (Brasil), Sergio Cabral, e o prefeito da cidade, Eduardo Paes, viajarão a Madri na próxima semana para comparecer aos atos que estarão sendo celebrados por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JM), que se realiza entre os dias 16 e 21 de agosto.

Assim, está previsto que tanto o governador como o prefeito do Rio de Janeiro estejam presentes nos eventos centrais celebrados com o Papa Bento XVI.
O Pontífice chegará na próxima quinta-feira 18 a Madri onde lhe aguarda uma cerimônia de boas-vindas na Praça de Cibeles, a Via Sacra no Passeio dos Recoletos, e a Vigília e a Missa ‘de envio’ no aeródromo de Quatro Ventos.
Também participarão de alguns dos eventos da JMJ com Bento XVI o chefe da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil, Gilberto Carvalho, e a secretária nacional de Juventude da Presidência da República, Severo Carmen Maceado, conforme informaram à Europa Press as próprias fontes.
No momento, há ao redor de 14 mil jovens brasileiros inscritos na Jornada, um cifra superada só pela Espanha, a Itália, a França, os EUA e a Alemanha.

http://www1.arquidioceseniteroi.org.br/2011/08/13/rio-de-janeiro-sera-a-sede-da-proxima-jmj-2013-confirma-o-vaticano/

O Beato João Paulo II foi lembrado na abertura da JMJ 2011

A Santa Missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude 2011, na Praça de Cibeles de Madri, foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Madri, monsenhor Antonio Maria Rouco Valera, e concelebrada pelos bispos e sacerdotes que participam da JMJ 2011.
Num belo fim de tarde ensolarado jovens de todo o mundo reuniram-se na Praça de Cibeles para ouvir a direção e a voz da Igreja.
O agora *Beato João Paulo II foi lembrado pelo cardeal como o “Papa dos jovens”, aquele que se relacionava com esse público diretamente de coração para coração e que é um dos dez patronos da JMJ e seu  idealizador: “João Paulo foi um valente guerreiro e incansável, entregou tudo ao Senhor sem reter nada. O jovem de hoje precisa ver Jesus.

Em sua homilia, dirigida aos jovens de todo o mundo, o prelado deu as boas-vindas a todos aqueles que se encontram presentes em Madri: “A raiz da Espanha está na fé católica. A Igreja madrilenha abre as portas para acolher a cada jovem peregrino. Nestes dias estes lugares serão propícios para a vivência da fé”.
D.Antonio Maria Rouco também se referiu ao ícone de Nossa Senhora presente na JMJ: “Maria sempre atuante na vida de todos nós. Jovens, rezem com Nossa Senhora, vocês são a esperança viva na Igreja e Maria intercede por vós.”

Dom Stanislaw Rilco, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, deixou sua mensagem ao final da Santa Missa e recordou mais uma vez o saudoso Papa revivendo suas palavras: “Não tenhais medo de fazer a opção por Cristo e adquirir a pérola preciosa do Evangelho pela qual vale a pena dar tudo.”
As leituras foram feitas nas diversas línguas. Foi viva e atuante a presença dos jovens em toda a Celebração Eucarística.

“Durante a Celebração Eucarística a relíquia de João Paulo II foi trazida até o altar num clima de muita emoção”