sábado, 15 de dezembro de 2012

Ministério de música no tempo do advento

O novo ano na Igreja já começou! Bom início de ano é sempre tempo de novidades, expectativas, etc. Todos nutrimos dentro de nós novamente a esperança, aquele “ vai dar certo” lá do fundo do coração .

A nossa Igreja Católica é muito sábia, por isso o ano litúrgico não obedece o calendário comum colocando como inicio de um novo ano a preparação para a chegada daquele que é a esperança, daquele que faz de verdade as coisas darem certo. A chegada do ADVENTO marca o início do novo ano litúrgico.


Advento é um tempo litúrgico que tem a duração de 4 semanas que nos prepara o natal, “o verbo se fez carne e habitou entre nós Jo 1,14”

Nas duas primeiras semanas somos convidados pela liturgia a: vigiar e esperar a vinda do Senhor. “ Ele virá e não tardará”, é promessa, o Senhor voltará em honra e glória para julgar o céu e a terra. Nas outras duas semanas seguintes temos uma preparação mais acentuada para o natal, “E o verbo se fez carne e habitou entre nós” Jo 1,14, onde vamos vendo detalhes das profecias, as leituras da Santa Missa vai nos introduzindo na alegria do nascimento de Jesus.

Diz o diretório da liturgia que o tempo do advento deve ser celebrado com sobriedade e discreta alegria, não se canta o glória, para que no natal possamos nos unir aos anjos entoando esse hino para celebrar a chegada do Senhor, por isso também as flores e os instrumentos sejam usados com moderação.

O uso dos instrumentos com moderação não quer dizer que temos que retirar instrumentos da missa, mas usá-los com adequadamente.Na bateria talvez usar “vassourinhas” ou baquetas acústicas ao invés de baquetas normais, diminuir a intensidade na hora de tocar, a guitarra seria interessante substituir por violão, arranjos mais simples, as vozes bem harmoniosas, a intensidade de som na igreja ser bem moderada, levando o povo a um tempo de esperança, alegria, mas também conversão.

Se você perceber que há músicos que não estão preparados para tocar nesse tempo, não condene, pois talvez por falta de conhecimento, estudo, ( o que não é vergonha e não diminui ninguém), não tiveram a oportunidade de aprender. Então o melhor a se fazer, é melhor retirar alguns instrumentos. Substituir a bateria pelo ”caron” ou “cajón”, se mesmo assirm não der certo, então é melhor fazer um pequeno coro acompanhados pelo violão e pelo teclado.


Por André Florêncio

http://www.cancaonova.com/cnova/ministerio/temp/inf_txt.php?id=2337