segunda-feira, 22 de julho de 2013

Os jovens são o futuro, diz Papa durante voo rumo ao Rio

Papa falou aos jornalistas durante o voo rumo ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude
Rádio Vaticano
(Tradução: Rodrigo Luiz)
papa1Durante o voo rumo ao Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 22, o Papa Francisco saudou os jornalistas que o acompanham, um a um, recordando que nesta sua primeira viagem internacional quer encontrar os jovens no concreto do tecido social em que vivem. Portanto, jovens não isolados da vida em que vivem, porque quando nós isolamos os jovens – disse o Papa – nós fazemos uma injustiça.
Os jovens pertencem à uma família, uma pátria, uma cultura, uma fé, tem uma pertença, não devemos isolá-los, eles verdadeiramente são o futuro de um povo. Mas não somente eles. Eles são o futuro porque tem a força, são jovens, irão adiante, mas também os idosos, são o futuro de um povo. Um povo que vai em frente com ambos: com os jovens e com os idosos.
Penso – prosseguiu – que nós cometemos uma injustiça com os idosos: eles jamais deixaram de dar , a sabedoria deles, a sabedoria da história, a sabedoria da pátria, a sabedoria da família, e disto nós precisamos. E por isso digo que eu vou encontrar os jovens, mas no tecido social, principalmente, com os idosos. É verdade que a crise mundial não faz coisas boas com os jovens. Li na semana passada o percentual dos jovens sem trabalho: pensem que corremos o risco de ter uma geração que não teve trabalho, e do trabalho vem a dignidade da pessoa. Os jovens, neste momento, estão em crise. Nós – disse o Papa – estamos habituados a esta cultura do descartável: com os idosos se faz isso demasiadamente. Mas também agora com tantos jovens sem trabalho, também a eles chega a cultura do descartável. Devemos acabar com este hábito de descartar! Não! Cultura da inclusão, cultura do encontro, fazer um esforça para levar todos à sociedade! É este um pouco o sentido – disse Papa Francisco – que eu quero dar a esta visita aos jovens.
Enfim, o Papa agradeceu aos jornalistas pedindo lhes de ajudá-lo nesta viagem pelo bem da sociedade e o bem dos jovens, o bem dos idosos. E brincando com jornalistas concluiu: permaneço como o profeta Daniel, um pouco triste, porque vi que os leões não eram tão ferozes! Muito obrigado, muito obrigado. Um abraço a todos! Obrigado!
Os jovens são o futuro, não criamos uma geração sem trabalho: assim o papa no voo rumo ao Rio.

Papa conta as horas para chegar ao Brasil

Chegada do Pontífice está prevista para as 16h
O Papa Francisco partiu, na manhã desta segunda-feira, dia 22, do Aeroporto de Fiumicino, em Roma, às 8h45, a bordo de um avião da companhia Alitalia. O destino do Pontífice é o Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.
Em sua primeira viagem oficial ao exterior, Francisco subiu a bordo do avião acompanhado do Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone; o prefeito regional da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, João Braz de Aviz; o Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Marc Ouellet, e o Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, Dom Angelo Becciu. Além deles, também viaja com o Santo Padre cerca de 70 jornalistas, de 15 nacionalidades.
Papa Francisco embarca para o Brasil por ocasião da JMJ Rio2013/Foto: CN Roma
Papa Francisco embarca para o Brasil por ocasião da JMJ Rio 2013/Foto: CN Roma
A aterrissagem do Papa está prevista para as 16h (horário de Brasília) no Aeroporto Internacional do Galeão – Antônio Carlos Jobim. Lá, ele será recebido pela Presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Logo após, o Santo Padre partirá rumo ao Palácio Guanabara, onde fará seu primeiro discurso em solo brasileiro. A seguir, ele fará uma visita de cortesia à Presidente e se encontrará com o Governador do Rio, Sérgio Cabral, e o Prefeito Eduardo Paes.
Ao final da tarde, Papa Francisco seguirá para o Sumaré, onde ficará hospedado até o dia 28 de julho.
Em seu Twitter, o Pontífice deixou uma mensagem aos jovens que já estão no Brasil para a JMJ: “Dentro de algumas horas chego ao Brasil, e já sinto o coração cheio de alegria por em breve estar celebrando com vocês a 28ª JMJ”.

Nesta segunda-feira, Papa fará trajeto de papamóvel pelas ruas do RJ

O passeio de papamóvel foi um pedido do próprio Papa Francisco, que quis estar próximo das pessoas desde sua chegada ao Brasil
rio2013.com
Nesta segunda-feira, Papa fará trajeto de papamóvel pelas ruas do RJ
Papa Francisco fará um trajeto de papamóvel pelas ruas do centro do Rio de Janeiro
A programação do primeiro dia da visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro inclui um trajeto de papamóvel pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 22. Toda a Comitiva Papal se deslocará para o Palácio Guanabara, de helicóptero, não acompanhando o Santo Padre no passeio de papamóvel pela cidade. O Santo Padre vem ao Rio para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013).
Ao desembarcar na base área do aeroporto Galeão, às 16h, o Papa Francisco segue de carro fechado até a Catedral Metropolitana. Lá, o Santo Padre embarcará no papamóvel, no qual circulará por ruas do centro da cidade. As informações foram divulgadas pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013.
O trajeto previsto é: Avenida República do Chile, Avenida Rio Branco, Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Graça Aranha, Avenida Nilo Peçanha e novamente na Avenida Rio Branco em direção ao Teatro Municipal. Do Municipal, o Papa Francisco seguirá em carro fechado até o 3º COMAR (ao lado do Aeroporto Santos Dummont), onde embarca no helicóptero que o levará até o Palácio Guanabara.
“A decisão corresponde à vontade do Santo Padre de aproximar-se, desde sua chegada, da população e atende, ainda, a questões logísticas ligadas ao deslocamento pela cidade”, de acordo com nota oficial do COL.
De acordo com o monsenhor Joel Portella Amado, coordenador geral da JMJ Rio2013, a mudança de trajeto do Papa foi feita em conjunto com as autoridades brasileiras e de segurança do Vaticano. “A mudança de trajeto do Papa foi um planejamento feito em conjunto entre as autoridades brasileiras e as autoridades de segurança da Santa Sé em virtude principalmente da mobilidade da cidade. O Papa por um lado quer estar com as pessoas, mas não quer atrapalhar a mobilidade da cidade”, destacou.
O Papa Francisco pediu para estar com as pessoas não só na chegada ao Rio, mas em todos os dias da Jornada. “O Santo Padre gosta de estar com as pessoas, gosta de estar próximo, gosta desse contato. Quando estivemos com ele em Roma em janeiro, foi o primeiro pedido que ele fez ‘Eu quero estar com os brasileiros’’’, disse.
Segurança e mobilidade são dois critérios que têm sido pensados desde o início da Jornada, de acordo com o coordenador. “O Papa chega na igreja mãe da cidade que ele visita e termina o trajeto num grande centro cultural, e passando por algumas ruas onde o nosso povo vive, onde nosso povo trabalha, sofre se alegra. É o coração da cidade. É uma parte do centro histórico do Rio de Janeiro”, completou.