sábado, 20 de agosto de 2011

Uma JMJ com muitas particularidades


O Mundo está vendo uma jornada Mundial da Juventude com muitas particularidades. Uma delas é uso contínuo das redes sociais que faz com que o mundo fique conectado na JMJ.
Um outro ponto muito forte são os discursos e homilias do Santo Padre que tem levado os jovens e aqueles que trabalham diretamente com eles (Como vimos no encontro com os professores universitários), a fazerem uma séria reflexão moral, espiritual e civil diante dos desafios que são propostos nos tempos atuais.
É uma jornada que faz “pensar”, “refletir” e dar uma resposta diante de uma “escolha” coerente, para não sejamos levados pela “maré” que tenta arrastar-nos no dia de hoje.
O Santo padre tem falado das dificuldades, das exigências, de uma autêntica busca da verdade, porém tem apresentado exemplos concretos que uma vida em Deus é possível, desde que haja vontade e luta, pois a graça de Deus nos sustenta em nossos propósitos.
É impressionante a sede dos jovens de todo o mundo(presentes nesta JMJ) que esperam as ideias de Bento XVI para definirem projetos de vida que permitam enfrentar o momento presente.
Durante a Via-Sacra o Santo padre chamou atenção para os menos desfavorecidos, pelos que sofrem, que vivem situações de risco e de perda, chamando atenção para um comprometimento: “Vós que sois tão sensíveis à ideia de partilhar a vida com os outros, não passeis ao largo quando virdes o sofrimento humano, pois é aí que Deus vos espera para dardes o melhor de vós mesmos: a vossa capacidade de amar e de vos compadecerdes”, disse o Papa.

Hoje (20/08) pela manhã Bento XVI presidiu a Santa Missa para os seminaristas na Catedral de Santa Maria (Madri, Espanha).
O ambiente à chegada do Papa era de euforia, com vários seminaristas a serem chamados à atenção por se encontrarem de pé em cima dos bancos, enquanto esperavam por Bento XVI, recebido na catedral com uma longa salva de palmas.
Em sua homilia o Pontífice pôde mais uma vez levar a todos a uma séria reflexão sobre vocação e serviço, tendo diante dos olhos a responsabilidade pela missão abraçada: “A Santidade da igreja é a santidade de Cristo”, disse o Santo Padre indicando o caminho a seguir pelos jovens aspirantes da vida sacerdotal.”
O Papa sublinhou ainda à importância do “celibato”, declarando que os futuros padres devem cultivar a “disponibilidade” para poderem viver “o desprendimento dos bens da terra, a austeridade de vida e a obediência sincera e sem dissimulação”.
Uma opção, acrescentou, que passa também pela “caridade até ao fim para com todos, sem excluir os afastados e pecadores”.



http://destrave.cancaonova.com/uma-jmj-com-muitas-particularidades/