sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Vida consagrada nasce da escuta da Palavra de Deus, diz Papa

◄ Bento XVI visita religiosas do Mosteiro de El Escorial, na cidade de São Lourenço de El Escorial, na Espanha
No segundo dia da visita do Papa Bento XVI a Madri, na Espanha, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Santo Padre se encontrou com jovens religiosas do Mosteiro da cidade de São Lourenço de El Escorial e agradeceu a fidelidade de cada uma, à vocação que elas receberam.  
"Cada carisma é uma palavra evangélica que o Espírito Santo recorda à sua Igreja (cf. Jo 14, 26). Não é em vão que a vida consagrada «nasce da escuta da Palavra de Deus e acolhe o Evangelho como sua norma de vida", ressaltou.

Bento XVI refletiu sobre a radicalidade evangélica como um testemunho de vida diante do relativismo da sociedade atual.  "A radicalidade evangélica é estar «enraizados e edificados em Cristo, e firmes na fé» (cf. Col 2, 7), que, na vida consagrada, significa ir à raiz do amor a Jesus Cristo com um coração indiviso, sem nada antepor a esse amor".
Recordando suas palavras na mensagem para esta JMJ, o Santo Padre afirmou que o mundo vive uma espécie de "eclipse de Deus", uma "amnésia" ou até mesmo "rejeição do cristianismo e uma negação do tesouro da fé recebida, com o risco de se perder a própria identidade profunda".
Diante dessas circunstâncias, o encontro pessoal com Cristo, que alimenta a vida consagrada adquire uma especial relevância e "deve revelar-se, com toda a sua força transformadora".

Radicalidade evangélica
Bento XVI explicou que a radicalidade evangélica se exprim
"na missão que Deus vos quis confiar." "Desde a vida contemplativa que, na própria clausura, acolhe a Palavra de Deus em silêncio eloquente e adora a sua beleza na solidão por Ele habitada, até aos mais diversos caminhos de vida apostólica, em cujos sulcos germina a semente evangélica na educação das crianças e jovens, no cuidado dos doentes e idosos, no acompanhamento das famílias, no compromisso a favor da vida, no testemunho da verdade, no anúncio da paz e da caridade, no trabalho missionário e na nova evangelização, e em muitos outros campos do apostolado eclesial", explicou.
O Papa ressaltou que este é o "testemunho de santidade" a que Deus chama os consagrados. "Seguindo de perto e incondicionalmente Jesus Cristo na consagração, na comunhão e na
"missão. A Igreja precisa da vossa fidelidade jovem, arraigada e edificada em Cristo".

http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=283125

Um lugar para descobrir a vocação na JMJ

“Qual o sentido da minha vida?”. “Qual o meu lugar na Igreja?”. “Onde Deus quer que eu O sirva?”. 

Estes são questionamentos próprios de jovens que tiveram o seu encontro pessoal com Jesus. E muitas respostas para essas perguntas são apresentadas em 68 estandes de várias congregações e comunidades religiosas, montados no Parque do Retiro, na capital espanhola, por ocasião da 26ª Jornada Mundial da Juventude em Madri, Espanha.

À esquerda: banner de Madre Teresa de Calcutá atrai jovens. No centro: Onde tem jovem tem Dom Bosco. À direita: Um apelo vocacional "Por que não?"
O espaço, chamado “Feira Vocacional”, foi organizado para que jovens de todo o mundo tivessem um contato mais aprofundado com os vários carismas da Igreja. São congregações mais antigas como Claretianos, Jesuítas, Salesianos, Passionistas, como também Novas Comunidades e expressões diversas da Igreja.
Logo na entrada da feira, avista-se um banner de uma senhora idosa, com a pele enrugada e o corpo encurvado e uma frase: “Tenho sede”. A princípio nós nos perguntamos: “O que tem a nos dizer esta senhora em um encontro de jovens?” Estamos falando da beata Teresa de Calcutá, fundadora da Congregação Missionárias da Caridade. “Estamos aqui porque queremos compartilhar com os jovens a vida e a vocação de Madre Teresa”, disse Irmão Alejandro Martinés, que pertence à congregação da beata.
Segundo o jovem missionário, que veio de Cuba para servir a Deus na Congregação de Madre Teresa, o estande dos “Missionários da Caridade” está sempre repleto de jovens. Perguntamos-lhe então o que uma senhora com um físico débil tem que atrai tantos jovens. “Eu acredito que um primeiro ponto é que quando os jovens a contemplam eles se sentem amados por Deus. E um segundo ponto é que a figura da Madre Teresa é um sinal de entrega total e incondicional a Deus”, testemunhou o religioso.
Irmão Alejandro, da Congregação Missionários da Caridade: "Nosso carisma é saciar a sede de amor do mundo"
Alguns brasileiros também montaram estandes no local. A Comunidade Shalom, fundada por Moisés Azevedo, e o Instituto Hesed, da irmã Kelly Patrícia, apresentaram os seus carismas. Segundo o irmão Emanuel Maria, do Instituto Hesed, a procura dos jovens tem sido boa, principalmente quando escutam a música. “Nós percebemos que a música atrai muito os jovens, e quando eles veem uma religiosa, cantando, eles ficam mais curiosos ainda”, revelam os missionários.

Veja o vídeo abaixo sobre a Feira Vocacional

http://destrave.cancaonova.com/um-lugar-para-descobrir-a-vocacao-na-jmj/